quarta-feira, 29 de abril de 2009

Otelo Saraiva - 25 de Abril de 1974



Otelo Saraiva, um dos Capitães de Abril, esteve hoje no Auditório da minha escola.
Tive o privilégio de ouvir da sua boca a história do 25 de Abril de 1974.
Muito simples, simpático e afável, partilhou um pouco da sua vivência com os alunos da escola frequentada também por ele no passado (na altura, o Liceu Camões).
Confesso que não dava tanta importância a este Capitão de Abril como ele merecia. Na televisão, sempre ouvi muito o nome do Capitão Salgueiro Maia, e não me recordo de mencionarem tanto Otelo Saraiva (que se pode aclamar como o Pai do 25 de Abril de 1974...).
Foi ele quem deu ordens ao Salgueiro Maia e aos outros. Foi ele quem traçou o plano de ataque e quem informava e manobrava os Revolucionários.
Quando encurralaram Marcelo Caetano no Quartel do Carmo, Otelo Saraiva disse ao Salgueiro Maia: "Avança. O Coelho está na Toca".
E muitas outras coisas nos explicou.
Fico muito contente por ter estado hoje com um Senhor que ficou para a História.
Aqui fica um grande obrigado pela Liberdade que Otelo Saraiva e tantos outros nos deram... (ou eu hoje não teria um Blogue e nem poderia sequer mencionar palavras como "Liberdade", e falar do cerco a Marcelo Caetano).

1 comentário:

Anónimo disse...

olá
O vídeo tá muito fiche ADOREI
e o texto também eu cá também ficava muito contente se alguem tão importante fosse á minha escola
beijos e abraços do primo Fábio Garcias'z